PEDRO PALMA | BIOGRAFIA | FOTOGRAFIA | ARTES PLÁSTICAS | NOTÍCIAS  |  CARTOON E CARICATURA | DESIGN | JORNALISMO | LETRAS | PROJECTOS

 

 

O QUE SE DISSE DE PEDRO PALMA

 

"(...) Os seus cartoons são pródigos em ironia e crítica social, política ou económica, reflexos da sua actividade jornalística. Esta vivência nos jornais enriqueceu o traço de Pedro Palma, que, ao contrário de muitos dos seus colegas, não procura o exagero, mas a dissecação fisionómica - reflexo da escola estilística americana."

A Capital



“Pedro Palma – O empresário do Cartoon”

Expresso Revista


"Quase todos os jornais portugueses publicaram os desenhos deste artista, que é, simultaneamente e com reconhecimento geral, um jornalista com faro e sentido crítico apurado."

O Independente


"Pedro Palma (para quem não o conhece) é um artista. É ainda um jornalista através dos eus cartoons."

O Semanário


“Pedro Palma – O outsider da tinta-da-china”

Periférica


"...Nessa linha de renovação e de afirmação internacional, Pedro Palma está a realizar um trabalho de qualidade, mérito, criatividade e originalidade que vem ganhando um cada vez maior reconhecimento e lhe dá direito a figurar na primeira linha dos nossos cartoonistas actuais."

Mário Soares
(Ex-Presidente da República)


"Estou grato de ter os trabalhos de Pedro Palma no grupo de selecção dos melhores artistas representados pela Cartoonists & Writers Syndicate. As faculdades de Pedro Palma como jornalista e cartoonista, em combinação com um profundo conhecimento dos acontecimentos mundiais, tornam os seus trabalhos efectivamente únicos."

 Jerry Robinson
( Presidente da Cartoonists & Writers Syndicate, New York)
 

"Pedro Palma é um jornalista e um bom cartoonista. Sabe criar uma obra de arte com todas as suas componentes. Sabe observar e relatar, sabe criticar e dar realce ao que nem toda a gente viu. Sabe conjugar o talento artístico com a capacidade jornalística. Imprime nos seus trabalhos a sua visão do mundo e do país."

Francisco Pinto Balsemão
(Empresário de Comunicação Social e  Ex-Primeiro ministro de Portugal)


"É difícil encontrar bons desenhadores dispostos a fazer caricatura, esse olhar que assume a forma de um desenho, sempre atento e mordaz acerca da realidade envolvente. (...) Pedro Palma surge na senda desses ilustres desenhadores oitocentistas que se dedicaram ao prazer de caricaturar."

Carlos P. V. Monjardino
(Presidente d Fundação Oriente)


"À primeira vista, e em breves palavras o “retrato-charge” de Pedro Palma pode resumir-se em epítetos como minucioso e incisivo, complementado por um mediatismo do cartoon, como editorial jornalístico, como opinião que deve ser e que é."

Osvaldo de Sousa
(Historiador)
 

"Pedro Palma é um daqueles raros artistas que fazem, com inegável intuição jornalística, uma combinação perfeita entre a infidelidade da tinta-da-china e a realidade virtual do político retratado."

Frederico Martins Mendes
(Director do Jornal de Notícias)


"De Pedro Palma há que esperar sempre o... inesperado. É disso que se trata, subjacente à mestria com que domina a luz e distribui a cor: o inesperado. Ou seja, aquilo que transforma o objecto/sujeito, que "está ali", numa fotografia assinada de modo único e irrepetível.
Vejam-se os seus retratos de velhos, graníticos marcos do tempo, ou as perturbantes insinuações das suas luzes de Cascais. 0 que domina é aquela (outra forma) de sintetizar, de reescrever o que está. E isso chama-se Arte, pois claro."

Carlos Pinto Coelho
( Jornalista )
 

Pedro Palma é um cartoonista de muito talento, com uma carreira já longa, sólida e prestigiada. O seu traço forte e expressivo tem estado presente para nos dar o retrato de pessoas e acontecimentos, submetendo-os à sua interpretação pessoal e à sua visão estética e ética. Artista de mérito, tem sido também um cidadão atento e interveniente, não só sobre o que se passa em Portugal, como no mundo. 

Pedro Palma decidiu reunir agora, em álbum, mais de meia centena de cartoons, sob o lema dos Direitos do Homem. São trabalhos de grande vigor crítico e de protesto, em que a denúncia das situações procura dar às vítimas o rosto e a voz que muitas vezes não se podem ver nem ouvir. 

É-me muito grato felicitar Pedro Palma por este projecto de grande valor cívico, convicto de que a luta pelos Direitos Humanos pode, como se vê neste caso, encontrar no cartoon um seu aliado precioso.

Jorge Sampaio
(quando Presidente da República)

 

 

BIOGRAFIA CRONOLÓGICA | EXPOSIÇÕES | PRÉMIOS | O QUE SE DISSE DE PEDRO PALMA | O QUE PEDRO PALMA DISSE | HOME